Blog Siquim

CCT SINQUIFAR-NP 2020/2021: SIQUIM-PR assina a CCT com efeitos retroativos à 2018

Na data de ontem, 28/01/2021, o SIQUIM-PR concluiu as formalidades e assinou o instrumento de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020/2021 junto ao SINQUIFAR-NP, abrangendo os profissionais da Química das empresas de Londrina e região do Norte do Paraná (Cambé, Ibiporã, Londrina, Rolândia e Sertanópolis).

Confira a CCT assinada – CLIQUE AQUI!

Vale lembrar que a CCT junto ao SINQUIFAR-NP não era registrada desde 2018, devido a diferenças de entendimentos em cláusulas após as alterações promovidas pela Lei n. 13.167/2017, responsável pela chamada “reforma trabalhista”.

Entretanto, após várias tentativas por parte do SIQUIM-PR, alteração na Diretoria da Entidade Sindical e o encaminhamento de nova Pauta de Reivindicações em Julho de 2020, ocorreu o retorno das negociações em novembro de 2020, com a proposta de zeramento dos índices de inflação dos períodos pretéritos, das vigências de 2018/2019 e 2019/2020, além da assinatura do período presente de 2020/2021, bem como dos pagamentos retroativos destes períodos, sempre na data-base de 01 de setembro de cada ano, a qual ficou mantida.

Desta forma, não há prejuízos aos trabalhadores profissionais da Química, pois, embora com atrasos, manteve-se os índices inflacionários do período e a garantia dos reajustes retroativos dos mesmos, incluindo seus reflexos em todas as cláusulas econômicas.

Além disso, embora a realização das assembleias por parte das Entidades Sindicais tenha um custo que, em tese, deveria ser rateado por todos os Trabalhadores beneficiados pela CCT, ressalte-se ainda que em nenhum momento o custeio das negociações vem sendo imposto aos associados e representados de forma unilateral, uma vez que a eles sempre foi dado o direito de oposição.

Porém, vale lembrar que nestes últimos tempos presenciamos várias atitudes antissindicais por parte de diversos agentes, desde empregadores, sindicatos patronais e governos de todas as esferas, interferindo na relação entre as Entidades Sindicais e sua base de representados, além de se opor ao que foi deliberado pelos Trabalhadores nas Assembleias, em especial no que diz respeito às reivindicações e conquistas das categorias ou da Contribuição Assistencial / Negocial, com a consequente criação de empecilhos para o pagamento dos respectivos valores oriundos da renovação de Negociações Coletivas.

Diante das artimanhas utilizadas para desvirtuar as atividades das Entidades Sindicais, objetivando única e exclusivamente enfraquecer estas frente aos Trabalhadores que representam, o SIQUIM-PR, além de outras Entidades Sindicais pelo Estado do Paraná (SAEMAC, SINDAEN, SINDAEL, SINDIFAR-PR, SENGE-PR, SINTEC-PR entre outras), tem enfrentado o tema e atuado em conjunto em diversas negociações, com o objetivo de resolver estas situações e proporcionar o fortalecimento, manutenção e avanço em conquistas para os Trabalhadores.

Desde o início, o objetivo das Entidades Sindicais sempre foi e continuará sendo lutar em prol dos Trabalhadores que representa, independentemente de estarem ou não associados a esta, motivo pelo qual o SIQUIM-PR seguiu tentando reverter esta situação que, infelizmente, atrasou o esperado pagamento retroativo dos reajustes e penalizou uma parcela bastante significativa da classe trabalhadora dos profissionais da Química.

Por este motivo, mais do que nunca, é importante a participação dos Trabalhadores e a sua filiação (associação) junto às Entidades Sindicais, como forma de fortalecimento da representação da categoria durante as negociações que estão por vir.

Filie-se ao SIQUIM-PR e ajude a construí-lo. O Sindicato é você!