Blog Siquim

INFORMATIVO 06/2021 – SINDICATO PATRONAL ATRASA DELIBERADAMENTE NEGOCIAÇÕES DA CCT DA INDÚSTRIA QUÍMICA NO PARANÁ

29/03/2021 | Sem categoria

            A CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da Indústria Química e Farmacêutica do Paraná, o qual são signatários o SIQUIM-PR (Sindicato dos Profissionais da Química do Estado do Paraná) e SINDIFAR-PR (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná), além de outras categorias, junto ao SINQFAR (Sindicato das Indústrias Química e Farmacêuticas do Paraná) está atrasado desde 01 de setembro de 2020, quando deveria ter sido celebrada.

            Após diversas tentativas do SIQUIM-PR e SINDIFAR-PR em dar andamento às negociações, a resposta era sempre a mesma: de que faltava a conclusão das negociações com o sindicato da categoria preponderante. Isto fica evidente no e-mail enviado em resposta ao Ofício n. 009/2021 do SIQUIM-PR, o qual solicita o retorno das negociações o mais breve possível (em anexo).

            Ocorre que as categorias dos profissionais da Química e da Farmácia são categorias diferenciadas, que possuem demandas específicas. Por isso mesmo são apresentadas pautas separadas do sindicato dos trabalhadores operacional.

            Para nossa surpresa maior, após contato telefônico, fomos informados de que a pauta de reivindicações encaminhada sequer foi analisada, sendo tratada apenas como “mera formalidade” por parte do sindicato patronal. Além disto, a intenção manifestada pela Entidade Patronal que representa as indústrias é de firmar a CCT apenas com as empresas filiadas àquela entidade (veja os ACTs – Acordos Coletivos de Trabalho – firmados especificamente para as empresas filiadas / associadas).

            Porém, isto traz consequências desastrosas para os milhares de trabalhadores da indústria Química e Farmacêutica do Estado do Paraná, pois uma grande parcela das empresas não são filiadas ao Sindicato Patronal. Para se ter uma ideia, das cerca de 3088 empresas registradas no CRQ-IX, somente 51 figuram como associados ao SINQFAR (veja quais são as empresas associadas em http://sinqfar.org.br/index.php?p=associados).

            Na prática seria deixar os milhares de trabalhadores nas quase 3 mil empresas sem os benefícios proporcionados pela negociação da CCT. Ou seja, sem previsão de reajustes salarial, alimentação, PLR ou melhores benefícios assistenciais firmados para as categorias.

            Para mudar a direção deste posicionamento por parte do Patronal, é importante ter o apoio por parte dos trabalhadores. Quanto mais profissionais da Química apoiando o SIQUIM-PR, bem como da Farmácia apoiando o SINDIFAR-PR, mais chances teremos de reverter esta situação.

            Se você não quer ficar de fora desta luta e deseja garantir seu direito aos benefícios da CCT, procure o seu sindicato e filie-se! É hora de unirmos forças e fazer valer a nossa voz.

Clique aqui e confira o Ofício encaminhado pelo SIQUIM-PR e a resposta da SINQFAR – CLIQUE AQUI!

SIQUIM-PR – [email protected] / (41) 3026-5748

FILIE-SE AO SIQUIM-PR!!!

Curitiba-PR, 29 de março de 2021.

José Carlos dos Santos

Diretor Presidente


Seja o primeiro a comentar.

Adoraria ler seu comentário aqui!

Responderei assim que possível.